sexta-feira, 4 de março de 2022

Morador instala manequim para 'vigiar' quarto de vizinhos, que vão à Justiça

 


Um casal que alegou que seu vizinho instalou um manequim para vê-los se despir em sua casa de £ 1,5 milhão perdeu uma batalha de privacidade na Suprema Corte. 


A figurinista de TV Rosie Taylor-Davies e o marido Christopher disseram que foram forçados a viver com as cortinas fechadas depois que Simon Cook construiu uma janela Velux que dava para o quarto de Richmond Park - e depois colocou um manequim loiro nela.

Na Suprema Corte, um juiz sênior disse que Cook não leva "a sério" as preocupações de privacidade de seus vizinhos, mas decidiu que ele não violou as regras de planejamento ao instalar uma janela que pode ser aberta com vidro transparente.



Em fevereiro de 2020, o conselho local, London Borough of Wandsworth, deu permissão de planejamento a Cook para um extenso trabalho em sua casa, mas estabeleceu condições para que a mansarda tivesse vidros obscurecidos e não abrisse.


O trabalho envolveu uma extensão do telhado com águas-furtadas em ambos os lados e na parte de trás, mas o Sr. e a Sra. Taylor-Davies se opuseram aos elementos do projeto, chamando as janelas de "invasão de sua privacidade".


As casas estão em um declive, o que significa que a janela oferece uma vista diretamente para a casa dos Taylor-Davies - incluindo o chuveiro transparente. 

O Velux 'tem vista direta para a nossa cama', disseram eles, alegando que seriam 'esquecidos dia e noite' em seu último andar, onde dormem e tomam banho, e a Sra. Taylor-Davies estuda para seu doutorado em bordado.


No entanto, os oficiais de planejamento do conselho dispensaram essas regras para o Velux, porque 'volta para o céu' e teria menos impacto nos vizinhos.


O casal disse que o fato de a janela não ter vidro fosco fez com que eles precisassem se despir atrás de uma estante, o único ponto do último andar onde não podiam ser vistos da nova janela.


Desafiando a decisão do conselho de não tomar 'ação de execução' para fazer Cook obscurecer o vidro da clarabóia, seu advogado Stephen Whale argumentou perante a juíza da Suprema Corte, Sra. Lang, que a janela havia roubado sua privacidade.


O juiz Lang disse: "Isso serve para dar a impressão, como presumivelmente ele pretende, de que há uma pessoa na janela com vista para sua propriedade e invadindo sua privacidade", disse ele ao tribunal.


— Isso só aumenta a angústia deles. A vista de sua propriedade e a invasão de sua privacidade como resultado da janela Velux é muito angustiante para eles.


“Não há nenhuma boa razão para a janela Velux ter vidro transparente ou ser aberta, pois há outra janela muito próxima na parede oposta.


'Não haveria perda de comodidade para o Sr. Cook se a janela Velux tivesse vidro opaco e não pudesse ser aberta.


'A única coisa que a janela Velux tem vista é o último andar da casa dos reclamantes.'


O advogado disse que o conselho estava errado ao se recusar a tomar medidas de execução contra Cook em relação à janela.


Ao julgar, a Sra. Justice Lang disse: 'O Sr. Cook instala periodicamente um manequim na luz do teto que dá a impressão de que há uma pessoa na janela olhando para [a casa dos demandantes].


"Isso me sugere que ele não está levando a sério as preocupações dos reclamantes e, portanto, é improvável que mantenha o filme obscurecendo voluntariamente."


Mas ela disse que não havia nada nas condições de planejamento que o obrigasse a obscurecer o vidro da clarabóia.


Eles apenas exigiam que o Sr. Cook obscurecesse sua nova janela de mansarda, disse ela.


Ela também observou que o Sr. Cook adicionou um 'filme obscurecedor' a parte da claraboia, embora acrescentando que ela poderia ser facilmente removida.


O casal, ambos neozelandeses, mudou-se para sua casa ao lado de Richmond Park há 27 anos e criou uma família lá.


Taylor-Davies, 62 anos, é figurinista, trabalhou em TV, cinema e teatro, além de ganhar um prêmio do conselho local por sua campanha para fazer aventais de proteção para médicos durante a pandemia de Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário